Primeira formação do Projeto "MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil" de 2014 acontece nesta sexta

24/04/2014 - A capacitação, voltada a professores e demais profissionais da educação, terá a participação do procurador do Trabalho do MPT no Ceará, Antônio de Oliveira Lima, gerente nacional do projeto.

A primeira Oficina de Formação de Coordenadores Municipais do 'MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil' do ano de 2014 acontece nesta sexta-feira (25), a partir de 8h, na sede do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), em Cuiabá. A capacitação terá a participação do procurador do Trabalho do MPT no Ceará, Antônio de Oliveira Lima, gerente nacional do projeto e coordenador do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) daquele estado.  

A programação, voltada a professores e demais profissionais da educação, contará com palestras, entrega do material que será distribuído às escolas, exibição de vídeos e debates. Até o momento, confirmaram a participação no projeto as Secretarias de Educação de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Marilândia, São José do Rio Claro, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Santa Rita do Trivelato, Diamantino, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Arenápolis, Acorizal, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger, Brasnorte, Jangada, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Nova Mutum e Vera, além de algumas escolas da rede estadual de ensino. 

Cooperação

Os municípios participantes assinarão um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho, comprometendo-se a incluir temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo do ensino fundamental de suas escolas, já no primeiro semestre de 2014. 

O objetivo da ação é formar uma rede de proteção que inclua toda a comunidade escolar e alertar sobre os prejuízos do trabalho infantojuvenil e sobre a necessidade de proteção da criança e do adolescente contra qualquer tipo de exploração que atrapalhe seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social. 

Por intermédio das oficinas, os professores, coordenadores e demais profissionais da área da educação vão ser capacitados para atuar como multiplicadores do saber. O processo é constituído por cinco etapas. A primeira delas se caracteriza pela formação de um técnico da SME para atuar como coordenador municipal da ação. Em seguida, são capacitados os coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas (segunda fase) e os professores (terceira fase). 

A quarta e a quinta fases referem-se ao trabalho desenvolvido com os alunos em sala de aula, incentivando-os a realizarem atividades relacionadas ao tema, como poesias, desenhos e músicas, que permitam avaliar a eficácia da iniciativa; e à apresentação dos resultados. 

Histórico 

Em Mato Grosso, o Projeto MPT na Escola foi implantado pela primeira vez em 2009. Até 2011, já tinha beneficiado mais de 30 mil alunos de 179 escolas da Grande Cuiabá. Já no interior do estado, nos 29 municípios abrangidos pelas Procuradorias do Trabalho de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e Água Boa, o número de alunos envolvidos chegou a 28.176. 

No ano passado, participaram da ação, que beneficiou 93 escolas, 1.220 professores e 21.357 alunos, os municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Arenópolis, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nova Mutum, Porto Estrela, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. 

Leia a reportagem sobre o trabalho do gerente nacional do MPT na Escola, Antônio Lima de Oliveira: “Tenho a possibilidade de atuar na transformação da realidade” 

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9152 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT

 

Imprimir