Inscrições abertas para curso de Operador de Computador voltado a pessoas com deficiência

29/06/2016 - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com as inscrições abertas para o curso de Operador de Computador. Ao todo são oferecidas 24 vagas, destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência.

Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Senac, com endereço na rua Jessé Pinto Freire, 171, Centro, Cuiabá, portando documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, se houver. Caso o interessado seja menor de idade, deverá ser acompanhado de um responsável. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 3614-2400 e 3614-2422.

A oferta do curso é resultado de um acordo firmado pela Amaggi Exportação e Importação Ltda nos autos do inquérito civil que acompanha um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2001 com o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), pelo qual se comprometeu a respeitar a cota legal estabelecida na Lei nº 8.213/91.

Pela lei, uma empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, de acordo com a seguinte proporção: até 200 empregados, 2%; de 201 a 500 empregados, 3%; de 501 a mil funcionários, 4%; de 1.001 em diante, 5%.

Como parte do acordo, em abril deste ano a empresa entregou uma impressora braile ao Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso.

A impressora permite que pessoas com deficiência visual possam, por exemplo, ter acesso e analisar gráficos e imagens. Segundo o gerente administrativo do Instituto, Ângelo Alberto Santos de Lima, a máquina vai ajudar principalmente os alunos matriculados na rede de ensino regular a concluírem suas tarefas de casa. “Eles poderão acompanhar as aulas e transcrever as lições para o braile. Assim teremos a garantia de que ele permaneça na escola”, explica.

A entidade oferece aulas de alfabetização braile, informática e atividades desportivas como o futsal e o judô, bem como orientações para mobilidade e outras atividades da vida diária. “Atender a um público de faixa etária variada exige de nós um planejamento e uma dinâmica, pois às vezes recebemos alunos que não precisam mais da escolarização, mas que usufruem das aulas de educação física. Ou, às vezes, que só querem aprender a preparar seus alimentos, arrumar a casa. Resumindo, o objetivo é garantir a escolarização, mas também o bem-estar dessas pessoas”, pontua.

O Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso funciona de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino. Está localizado na Rua 48, Quadra 17, Lote 1, CPA 3, Setor 4.

 

 

Imprimir