MPT em Rondonópolis inicia Projeto MPT na Escola; 37 escolas municipais estão envolvidas

20/08/2014 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondonópolis promoveu, na tarde da última segunda-feira (18), no auditório da Secretaria de Educação do município, a primeira Oficina de Formação do Projeto MPT na Escola, cujo objetivo é levar o debate da erradicação do trabalho infantil para a comunidade escolar e para a sociedade em geral.

A capacitação, realizada pelo procurador do Trabalho André Vinícius Melatti, foi voltada a diretores e coordenadores de 37 escolas municipais de ensino fundamental das zonas rural e urbana, que atuarão como multiplicadores da temática junto aos demais educadores.

Ao todo, 9.826 alunos participarão de três projetos que serão desenvolvidos em Rondonópolis graças a uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação. Entre eles, o "Brincar, Estudar e Viver... Trabalhar, Só Quando Crescer: Escolas Municipais Unidas com a Finalidade de Erradicar o Trabalho Infantil" e o "Bom de Bola, Bom na Escola".

No primeiro, os alunos de ensino fundamental produzirão desenhos, poesias e textos acerca do tema trabalho infantil, os quais passarão pela seleção de uma comissão avaliadora. O segundo, “Bom de Bola, Bom na Escola”, promoverá um campeonato na cidade entre 58 equipes de futebol de diversas categorias. Os participantes dos dois projetos receberão do MPT prêmios que somam R$ 50 mil reais no total, como bolas de futsal, jogos lúdicos e bicicletas.

O procurador André Melatti falou sobre a importância das iniciativas. “A capacitação dos educadores na erradicação e prevenção do trabalho infantil possibilita fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Os educadores são os profissionais que possuem a melhor condição de identificar casos de trabalho infantil, pois o baixo rendimento e a evasão escolar são três vezes maiores entre as crianças e adolescentes que trabalham. Lugar de criança é na escola, no lazer, na família, na cultura, no esporte. O trabalho de crianças e adolescentes, especialmente em suas piores formas, mata a infância e perpetua a situação de marginalização e pobreza”, enfatizou.

Histórico

Em Mato Grosso, o Projeto MPT na Escola foi implantado pela primeira vez em 2009. Até 2011, já tinha beneficiado mais de 30 mil alunos de 179 escolas da Grande Cuiabá. Já no interior do estado, nos 29 municípios abrangidos pelas Procuradorias do Trabalho de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e Água Boa, o número de alunos envolvidos chegou a 28.176.

No ano passado, participaram da ação, que beneficiou 93 escolas, 1.220 professores e 21.357 alunos, os municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Arenópolis, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nova Mutum, Porto Estrela, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9152 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT

Imprimir