Alunos da Escola Ulisses Cuiabano dão show em apresentações sobre trabalho infantil e racismo

29/10/2018 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) participou, na última terça-feira, da culminância do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Professor Ulisses Cuiabano. O evento, que contou com apresentações musicais e teatrais, mímicas, paródias e pinturas, ocorreu no auditório do Tribunal do Pleno e reuniu jovens, professores e autoridades para discutir os prejuízos do trabalho infantil, do trabalho escravo e do racismo.

Os estudantes foram premiados em quatro categorias: redação, artes plásticas, peça teatral e paródia. O primeiro lugar da redação ficou com a estudante Jamile Porfírio. Em seu trabalho, ela dá uma aula de consciência política e social. 

"O racismo é um dos problemas sociais existentes no Brasil, junto com o trabalho infantil, que cresce cada vez mais. Mesmo que as pessoas evitem falar sobre esse assunto, o racismo está muito presente na nossa sociedade. É grande a diferença entre a vida de brancos e negros e isso fica bastante evidente no trabalho e nas relações sociais. Os negros ocupam cerca da metade da população brasileira, mas mesmo assim são menos de 10% dos representantes do Brasil e realmente ganham menos que pessoas brancas, principalmente pela educação defasada. Muitos deixam a escola ainda pequenos para trabalhar e ajudar a família. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, quase 3 milhões de jovens entre 5 e 17 anos trabalham no país, a maioria negros, que vivem em extrema pobreza ou com a justificativa de que se não trabalhar desde cedo a criança irá entrar para o mundo do crime. Mas a verdade é que o trabalho nessa idade só prejudica o psicológico e a saúda física da criança. Para combater esses problemas sociais devemos investir em uma educação de qualidade, educar as crianças para respeitar as pessoas e suas diferenças. Ao ver crianças trabalhando, denuncie. Não empregue, ajude apoiando os projetos sociais. Combata toda forma de racismo, nunca apoie". 

A paródia vencedora foi a intitulada “Novas Regras”, trabalho coordenado pela professora Rosana Mendes Luz e desenvolvido pelos alunos Geovana Melgueiro da Silva, Bruna Gabriela Souza, Thalia Jeane Nascimento, Karine Rufino, Rafaela Severo, Bruna Gabriella Souza e Roger Fernando Santana. Na categoria artes plásticas, os desenhos premiados foram “A Infância Comprometida”, “Sonhos sufocados”, “Resgate da Esperança” e “Brincar é um sonho”. Completaram o time de ganhadores a peça teatral “O Diário”, dos professores Heiriane Martins Souza, Margô de David e Tatiane Glicy Morais, e dos alunos Nathalya Eduarda Melo Rondon, Richard Belo, Gabriel Lopes de Araújo, Isabelli Catarina da Silva, Natanael Oliveira da Silva Santos, Ana Cláudia Soares de Magalhães, Andressa Bastos, João Pedro Fernandes Monteiro e Vithoria Yasmin Umbelino da Silva.

O procurador-chefe do MPT em Mato Grosso, Marcel Bianchini Trentin, participou do júri e se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos. “Estou feliz em participar desse momento, ainda mais que vivemos em um tempo com produção de tanta irracionalidade nessas eleições. É muito legal vir aqui e presenciar essa produção de cultura, de trabalho, da música...É um projeto fantástico e realmente essa questão do trabalho infantil, do racismo, do trabalho escravo, a gente sempre fala que acaba sendo um ciclo. Vocês estão, antes de qualquer apresentação, de parabéns”, salientou. 

Representando a Presidência do Tribunal, o juiz Ivan Tessaro falou sobre a importância do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) e de como a experiência de quem participa é enriquecedora. “Eu tive a honra de cuidar do projeto entre 2011 e 2015, quando eu era presidente da Amatra da Justiça do Trabalho de Mato Grosso, e posso testemunhar que se trata de um dos projetos mais bonitos que eu conheço em termos de formação ou de instrumento de influência na formação de jovens como vocês”.

Segundo Tessaro, a magia do projeto está no fato de contribuir para a formação cidadã. “O objetivo é levar um pouco de conhecimento sobre cidadania para que vocês, que estão em vias de serem absorvidos pelo mercado de trabalho, cheguem nesse momento, nessa fase da vida, com um grau de conhecimento um pouquinho maior sobre direitos, responsabilidades e, principalmente, sobre a importância de combater algumas mazelas que a nossa sociedade ainda em algum ponto, em alguma medida, convive e aceita às vezes como algo que possa parecer natural. Estou me referindo especificamente ao trabalho infantil. Esse tem que ser o mantra nossa, de todos nós, e vocês, como futura geração, que daqui a alguns anos estarão gerindo o país, precisam levar essa mensagem como sendo algo fundamental”.

Ele salientou, em sua fala, que “o combate ao trabalho infantil é uma necessidade, é uma constante que nós temos que ter e nosso país precisa superar essa etapa da sua formação enquanto Nação. Nós temos que vencer essa ideia de que trabalhar com 6, 7, 8, 10 anos é algo natural. Não é! É um momento de formação, momento de brincar, aprender, para, aí sim, quando chegar a idade correta, começar a trabalhar”.

A coordenadora estadual do TJC, juíza Graziele Cabral Braga de Lima, parabenizou os alunos e professores pela dedicação. “Esse empenho me faz pensar que estamos no caminho certo. É um trabalho de formiguinha, que infelizmente não consegue ser feito em tantas escolas, mas espero que cada ano a gente possa levar a alunos de duas, três escolas algumas noções de trabalho, justiça e cidadania. Temos que dizer não ao trabalho infantil e conseguiremos isso conscientizando os jovens, que estão entrando no mercado de trabalho e que daqui a pouco terão filhos ou que conhecem pessoas que têm filhos, e vão poder explicar, orientar essas pessoas sobre o que pode e o que não pode”. 

O Projeto Trabalho Justiça e Cidadania é uma ação desenvolvida desde 2009 pela Associação Nacional dos Magistrados (Anamatra), com coordenação da Amatra e parceria do TRT/MT, e já está em sua 10ª edição.

Veja as fotos do evento aqui

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9100 | http://www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

 

 

 

Imprimir