Nova versão do game Futuro em Jogo é lançada no Multiação do bairro Morada da Serra

25/09/2019 - Centenas de crianças compareceram ao estande do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) na última edição do Multiação, no dia 21 de setembro, para experimentar a nova versão do Futuro em Jogo, game que alia diversão com educação ao falar sobre boas e más escolhas que irão impactar no futuro delas, como os estudos, a música e as drogas.

Lançado inicialmente em 2015, a nova versão, apresentada na 7ª edição de 2019 do projeto que leva cidadania a comunidades carentes, traz uma série de melhorias na jogabilidade, com correção de bugs e mesmo mudanças nos cenários.

As alterações foram aprovadas pelo jovem Lucas Gabriel, de 11 anos, o primeiro a ‘zerar’ o game. “Gostei desse jogo que ensina que não são todas as crianças que saem para as ruas para brincar”. Ele ainda destacou que o game mostra que “tem que fazer as lições de casa, obedecer os pais e não falar com estranhos nas ruas ou aceitar coisas de desconhecidos”.

Fruto de uma parceria entre o Tribunal, o Ministério Público do Trabalho (MPT/MT) e o Sistema Fiemt, por meio do Sesi Mato Grosso, o game está disponível tanto para computador como também para smartphones. Os links para download são acessíveis clicando aqui.

“O objetivo é incutir, no subconsciente das crianças, que as boas escolhas são o conhecimento, o esporte, o lazer e que as más são os vícios, como as drogas, o cigarro e o álcool”, esclarece a presidente do TRT mato-grossense e idealizadora do game, Eliney Veloso. A desembargadora salienta que o jogo, ao destacar a importância da educação no futuro das crianças, incentiva a permanência delas na escola e, assim, evita a evasão escolar o que ajuda a combater o trabalho infantil.

Segundo o desenvolvedor de games do Sesi/MT, Alessandro Luz, o uso de jogos como ferramenta educativa é uma estratégia inteligente e atual. “As crianças estão lá se divertido e aprendendo ao mesmo tempo, ainda que não percebam”, pontuou. Além de muitas vezes reforçar o conteúdo visto em sala de aula sob uma roupagem mais atrativa, o uso de jogos na educação pode ainda trazer conceitos, como os de ética e moral, que muitas vezes os pequenos "podem nem estar recebendo", disse ele.

Durante o lançamento, a presidente Eliney Veloso louvou as parcerias que tornaram possíveis o desenvolvimento do Futuro em Jogo. “Registro a satisfação em receber a versão 2.0, fruto de uma parceria muito produtiva com o Ministério Público do Trabalho e com o sistema Fiemt, por meio do Sesi”.

Informações: Zequias Nobre/TRT-MT

Imprimir