MPT e UFMT sediam eventos no Dia Mundial de Luta Contra Agrotóxicos

11/12/2019 - O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou, na última terça-feira (3), no auditório do MPT em Mato Grosso, um encontro para marcar o Dia Mundial da Luta Contra os Agrotóxicos. O evento contou com a participação do procurador do Trabalho Bruno Choairy Cunha de Lima, coordenador do Fórum, e de pesquisadores do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST) do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jackson Barbosa e Márcia Montanari.

O procurador Bruno Choairy discorreu sobre os motivos que a levaram a data a ser escolhida como o Dia Mundual de Combate aos Agrotóxicos: o acidente ocorrido em uma indústria química em Bhopal, na Índia, há 35 anos. O procurador asseverou que “o cenário atual é um pouco mais preocupante, na medida que é mais silencioso". Segundo Choairy, "os efeitos do uso dos agrotóxicos, sobretudo no que se refere às consequências, aos agravos crônicos, são mais ‘invisíveis', o que torna o problema mais difícil de ser combatido”.

Na sequência, o pesquisador da UFMT Jackson Barbosa se disse preocupado com o número de agrotóxicos liberados para uso em lavouras em 2019. Segundo levantamento feito pelo Greenpeace com base em dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, o maior dos últimos 10 anos: 439. “O que que está para vir? Ora, se já está uma contaminação enorme, se já estamos com um volume de doenças imenso, imagine estes novos agrotóxicos que vão entrar, o que vão provocar a curto, médio e longo prazo?”, questionou.

Roda de conversa

Na noite do mesmo dia, foi realizada uma Roda de Conversa no auditório do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFMT, com a participação do procurador do Trabalho Bruno Choairy e do procurador da República Erich Raphael Masson. Durante o evento ocorreu o lançamento da campanha de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa à proibição da pulverização aérea nas áreas rurais e urbanas do Estado de Mato Grosso.

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9166 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir