MPT abre inscrições do Encontro Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo

Brasília – Estão abertas as inscrições do Encontro Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo: Reforço de Parcerias Contributivas, que podem ser feitas até dia 23 de janeiro, pelo portal https://ead.mpt.mp.br. Organizado pelo Ministério Público do Trabalho, o evento é gratuito e acontece na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, das 8h30 às 12h30 do dia 28 de janeiro, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

“O objetivo é estabelecer um fluxo contínuo de diálogo e de cooperação entre as instituições, a comunidade acadêmica e a sociedade civil, para aprimorar o combate ao trabalho escravo no Brasil, união de esforços que certamente trará resultados ainda mais efetivos”, conta a procuradora Lys Sobral, titular da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), do MPT.

O encontro terá participação de representantes da ong Repórter Brasil, da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), da Organização Internacional do Trabalho, da PRF, do MPF, do CNMP, da Defensoria Pública da União, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entre outras instituições parceiras.

As vagas são limitadas à capacidade máxima do auditório (100 pessoas) e as regras para participação, tanto do público externo como de servidores e procuradores do MPT, estão no edital acessível aqui.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – A data foi criada em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista Aílton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em Unaí, no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em uma das fazendas de Norberto Mânica. O episódio ficou conhecido como a chacina de Unaí.

Informações: PGT

Imprimir