MPT participa de inauguração de Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde

19/12/2019 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso participou, na última segunda (16), da cerimônia de inauguração da nova sede do Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde e instalação da 2ª Vara do Trabalho do município. 

Construído em 10 meses, o edifício é a primeira obra da Justiça do Trabalho no Brasil a ser certificada, pelo INMETRO, com o Selo A de eficiência energética. Segundo a presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), desembargadora Eliney Veloso, trata-se de um novo padrão de construção, focado na sustentabilidade. “Isso demostra que a Justiça do Trabalho caminha de mãos dadas com o futuro”, afirmou.

A procuradora do MPT Thalma Rosa de Almeida Furlanetti reforçou que o novo empreendimento é motivo de orgulho para todos, pois demonstra o vanguardismo da Justiça do Trabalho e a vontade de proporcionar à população um serviço célere e eficaz.

"As novas instalações possibilitarão um meio ambiente de trabalho mais confortável e amplo a todos que trabalham e que buscam a Justiça do Trabalho naquela localidade, mas, para além disto, trata-se de um importante marco, visto que, sendo a diminuição das desigualdades um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, a Justiça do Trabalho tem aí um papel fundamental por meio da sua atribuição precípua que é a pacificação das relações de trabalho, garantindo o equilíbrio entre as partes interessadas”.

Sustentabilidade

Informações divulgadas pelo TRT-MT mostram que a obra levou em conta fatores como a orientação do terreno em relação ao sol, utilização de cores claras, paredes, portas, janelas e cobertura que transmitem pouco calor para a parte interna do prédio, bem como iluminação com lâmpadas leds, painéis fotovoltaicos e reaproveitamento da água da chuva.

As medidas devem, de acordo com o TRT, resultar na concessão do certificado de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), um feito inovador e que já havia sido dado ao projeto da obra.

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e TRT-MT

Contato: (65) 3613-9166 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

 

Imprimir