• Procuradorias
  • PTM Sinop
  • MPT em Sinop participa de eventos para reforçar importância da aprendizagem profissional

MPT em Sinop participa de eventos para reforçar importância da aprendizagem profissional

21/08/2017 - A Procuradora do Trabalho no município de Sinop, Thalma Rosa de Almeida Furlanetti, participou no mês de julho de dois eventos organizado pela Coordenação do Projeto Aprendizagem, da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de Mato Grosso (SRTE-MT).

O projeto combina repressão ao trabalho infantil e inserção de adolescentes no mercado de trabalho por meio da aprendizagem profissional. O convite veio do coordenador do projeto, o auditor fiscal do Trabalho Valdiney Antônio de Arruda.

O objetivo dos eventos, que ocorreram em Sorriso e Sinop, foi tratar do tema da aprendizagem profissional diretamente com as várias empresas da região, as quais receberam notificação da SRTE-MT para apresentarem comprovantes do cumprimento da cota de aprendizagem prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Na sua palestra, a procuradora do Trabalho falou sobre a importância da aprendizagem e, juntamente com o auditor, tirou dúvidas práticas dos presentes sobre o atendimento à cota. A procuradora explicou também o papel dos jovens aprendizes na sociedade.

“Para além do cumprimento da lei, a contratação de aprendizes a partir dos 14 anos de idade tem um papel muito importante na comunidade, na sociedade, vez que possibilita que o jovem tenha acesso, muitas vezes pela primeira vez, ao mercado de trabalho num posto de labor decente e no qual ele vai realmente aprender uma atividade laboral com as responsabilidades que ela exige e com o atendimento aos direitos legais dos aprendizes. No mesmo sentido, a aprendizagem profissional também possibilita que ingressem no mercado de trabalho, pessoas com a qualificação tão procurada pelas empresas”.

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9165 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir