Destinação viabiliza aquisição de kits para detecção de Covid-19 em Lucas do Rio Verde

30/08/2021 - O campus de Lucas do Rio Verde do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi contemplado com nova destinação de recursos pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas. O repasse de 180 mil reais foi aprovado, no início de agosto, para aquisição de kits e equipamentos para análise da Covid-19.

Os valores são oriundos de condenações por dano moral coletivo e pagamento de multa por descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em processos coletivos.

Com as novas aquisições, será possível realizar mais de mil testes de Covid-19, como informa o professor do IFMT João Vicente.“Outro objetivo é aprimorar o processo de coleta e armazenagem das amostras para que se tenha maior segurança e para que sejam feitas as orientações corretas para a sua conservação, evitando então que haja a perda do material genético e consequentemente não seja possível detectar o vírus”, explicou. 

Conforme o projeto apresentado ao Comitê, essa destinação é essencial em face da nova onda de contaminação da Covid-19 na região médio norte do estado.

O professor João Vicente destacou ainda que a destinação vai auxiliar na identificação mais assertiva da doença e, consequentemente, no combate e prevenção, principalmente entre os profissionais de saúde da região. O objetivo, segundo ele, é também colaborar com o Laboratório Central de Análises (LACEN), proporcionando uma resposta mais rápida na detecção das pessoas contaminadas para que as políticas públicas possam ser executadas de forma mais certeira e pontual na região.

Primeira destinação

No ano passado, o campus recebeu uma destinação no valor de 326 mil reais para a compra de equipamentos para a implantação do Laboratório de Biologia Molecular na unidade. “Em 2020, em parceria com o TRT/MT e MPT, nós conseguimos uma destinação de recursos para aquisição de uma câmera de segurança, um RT-qPCR, que faz a detecção da Covid-19, e dois ultrafreezer”, detalhou João Vicente.

O professor explicou que, na época, foram adquiridos kits para extração e detecção do vírus, permitindo com que mais de 2000 amostragens de pacientes da região pudessem ser realizadas. “Contribuiu para desafogar principalmente o LACEN, que naquele momento estava com a demanda muito alta em função do grande número de pessoas contaminadas e um grande número de municípios que estavam sendo atendidos”, apontou.

Antes, pela grande demanda do LACEN, o município de Lucas do Rio Verde e região ficavam aguardando de 7 a 8 dias pela confirmação das análises que eram encaminhadas. Mas isso mudou após a primeira destinação feita pela Justiça e MPT, conforme explica Vicente.

“Com a produção de testes de Covid-19 pelo Laboratório de Biologia Molecular da IFMT, os resultados estavam sendo entregues em 24 horas. Portanto, permitiu-se que as políticas públicas de isolamento social fossem mantidas e o cuidado com as pessoas que foram detectadas contaminadas fossem muito mais efetivas e assertivas”, concluiu.

Total de repasses

Os repasses realizados pela Justiça do Trabalho e MPT para o combate e prevenção ao novo coronavírus em Mato Grosso já ultrapassaram os 11 milhões de reais. Os projetos apresentados por municípios e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos já beneficiados podem ser conferidos na página 'Covid-19: Atos, Notícias e Produtividade' do TRT de Mato Grosso ou aqui.

Comitê

O Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas se reúne periodicamente para analisar projetos sociais enviados por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos interessados em receber valores de indenizações por danos morais coletivos e multas por descumprimento de obrigações, decorrentes de ações civis públicas e TACs. É composto por representantes da Justiça do Trabalho, MPT e OAB/MT.

Informações sobre projetos aprovados, como participar, contatos e atas de reuniões podem ser conferidas no portal do TRT/MT, na aba ‘Serviços – Ações Afirmativas de Cidadania’, ou clicando aqui.

Informações: TRT23

Imprimir