Escolas públicas são premiadas pelo MPT Mato Grosso por desempenho em projeto contra o trabalho infantil

Prêmio MPT na Escola foi realizado na última quarta-feira, 24, e transmitido ao vivo pelo canal do MPT-MT no Youtube

30/11/2021 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) premiou, na última quarta-feira, 24, estudantes, professores, coordenadores e escolas públicas dos municípios de Várzea Grande, Diamantino e Sorriso, que participaram da edição 2021 do Prêmio MPT na Escola – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil. A solenidade de premiação aconteceu pela manhã na Sede do MPT, em Cuiabá, com a presença de poucos convidados, atendendo aos protocolos de segurança relacionados à Covid-19.

Com a cerimônia restrita aos ganhadores, o evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do MPT-MT no Youtube. O resultado você confere aqui.

O procurador-chefe substituto do MPT-MT, Bruno Choairy, abriu a  premiação e agradeceu a presença de todos e todas, destacando a mensagem de que trabalhar não é coisa de criança. “Tem uma música do conjunto infantil 'Palavra Cantada' que resume bem isso: criança não trabalha, criança dá trabalho. E criança não só dá trabalho, mas dá também bastante alegria. A ideia é essa: criança precisa estudar, brincar, precisa fazer coisa de criança, precisa viver a infância plenamente. E é justamente para isso que o Projeto MPT na Escola visa chamar atenção."

O procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordinfância, André Canuto, falou sobre o valor simbólico de realizar a premiação neste ano. “Quando eu falo que é uma honra contar com a presença de vocês é porque isso também marca, de certa forma, o nosso retorno às atividades presenciais. A gente sabe que não é fácil, assim como sabemos das dificuldades de ter lidado, durante a pandemia, com a necessidade de dar andamento às atividades presenciais, então contar com o engajamento de vocês demonstra não só a seriedade e compromisso com a causa, mas também o valor de cada um dos profissionais e das crianças e adolescentes que participaram."

Para o procurador, o combate ao trabalho infantil deve, necessariamente, incluir a participação de professores, professoras, diretores, diretoras de escolas, pais e, principalmente, crianças e adolescentes. “Para o MPT, cuja vocação principal é promover a justiça social, é motivo de alegria e muita honra ter o contato com profissionais da educação e todos os atores que participam da educação e do desenvolvimento de crianças e adolescentes. A gente não pode ignorar que a única forma de se encontrar e de se ter justiça social em qualquer país que seja é através da educação. Então, para o MPT, ter contado com a participação de vocês - Cuiabá, Sorriso Diamantino e Várzea Grande - foi fundamental."

A superintendente Pedagógica Luz Marina Coelho, que representou a Secretaria de Educação de Várzea Grande na cerimônia, mencionou a participação dos alunos e educadores do município, o nível das produções e os resultados obtidos. “O Projeto MPT na Escola é uma oportunidade muito valiosa para que nossos estudantes possam conhecer e compartilhar a atuação do MPT na prevenção e combate ao trabalho infantil, reforçando que lugar de criança é na escola. Nossos alunos estão de parabéns pela excelente participação neste projeto tão importante”, salientou.

A aluna Keniely Soares Moraes, vencedora da categoria Música para alunos do 6º e 7º anos (Grupo II), apresentou, orgulhosa, ao lado do irmão, a canção "O jovem aprendiz pode estudar e trabalhar". Com a medalha de 1º lugar no lugar no peito, reforçou, em sua letra, a relevância da luta contra o trabalho infantil: “Criança não pode trabalhar, ela só deve ajudar. Se ela estudar, pode ser o que quiser. Ela pode ser arquiteta ou veterinária, se quiser”. Keniely é aluna do 6º B da EMEB Benedita Bernadina Curvo, localizada no município de Várzea Grande, e foi orientada pela professora Antônia Gilcecleide Alves da Silva.

A coordenadora municipal de Sorriso, Ivanete Ferro, asseverou, após o evento, que “participar do Projeto MPT na Escola foi importante, pois o espaço da escola é onde se forma o futuro da sociedade” e que “trabalhar o tema Trabalho Infantil é fomentar a conscientização de que toda criança deve ir para a Escola”. Para a coordenadora, “a homenagem feita às escolas e alunos ficará marcada como um elo entre o MPT e a Educação Pública Municipal de Sorriso”.

“É preciso pensar na criança, que pouco a pouco está se formando”, defende Ágata da Silva Oliveira, 1º lugar do Grupo I na categoria Poesia. A aluna da Escola Municipal São Domingos, de Sorriso, frisou, nos versos de “Brasil Melhor”, que “criança ir para a escola não é uma opção, é pensar em uma vida melhor e no futuro da nação”. Aluna do 4º ano A, Ágata recebeu o acompanhamento da professora Vanessa Chavier de Barros, também homenageada na ocasião.

A coordenadora municipal do projeto em Diamantino, Wânia Maria Augusto, recebeu uma placa pelo trabalho desenvolvido e agradeceu a atenção e o carinho durante a cerimônia. “Vimos brilho nos olhos das nossas crianças ao apresentarem presencialmente os trabalhos por elas desenvolvidas. Parabéns a todo grupo que representa o Projeto MPT na Escola. Amamos!".

Maria Heloísa de Sousa Machado exibiu esse brilho e deu show na apresentação de sua poesia, que garantiu a ela o 2º lugar na categoria, no Grupo I. A estudante do 5º Ano A da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes demonstrou, em "Trabalho infantil", uma grande sabedoria: “No trabalho infantil, normalmente é a pobreza que incentiva a trabalhar. Para falar a verdade, quem tem que sustentar a família são os pais, crianças têm que brincar e estudar”. A estudante foi orientada pela professora Juçani Vitorassi.

O projeto

O Prêmio MPT na Escola é destinado aos estudantes do 4º ao 7º anos das escolas públicas municipais e incentiva o debate sobre assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando a despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. A ideia é promover a participação e, ao final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Confira todos os vencedores aqui:

Grupo 01 – alunos do 4º e 5º anos

Conto:

1º Lugar - "Diga não ao Trabalho infantil"

Autoria: Lauriany Vitória Aguiar dos Santos

Escola: EMEB Prof.ª Maria Joana da Silva Almeida - Município de Várzea Grande 

2º Lugar - "Os Sonhos De Catarina"

Autoria: Raíssa Estevam dos Santos

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes - Município de Diamantino

3º Lugar - "Trabalho infantil"

Autoria: Bianca de Almeida Vieira

Escola: EMEB Antônio Gomes da Cruz - Município de Várzea Grande 

Desenho:

1º Lugar - "Combate ao trabalho infantil"

Autoria: Camylle Gabriele Freitas Moura

Escola: Escola Municipal São Domingos - Município de Sorriso

2º Lugar - "Ser criança, ser feliz!"

Autoria: Valbert Rafael Patrocínio de Lima

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes - Município de Diamantino

3º Lugar - "Trabalho infantil"

Autoria: Eloine Estefani Batista dos Santos

Escola: Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso - Município de Sorriso

Poesia:

1º Lugar - "Brasil Melhor"

Autoria: Agata da Silva Oliveira

Escola: Escola Municipal São Domingos  - Município de Sorriso 

2º Lugar - "Trabalho infantil"

Autoria: Maria Heloísa de Sousa Machado

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes- Município de Diamantino

3º Lugar - "Trabalho infantil é coisa séria"

Autoria: Thifany Nascimento Silva

Escola: Escola Municipal São Domingos - Município de Sorriso


Grupo 02 – alunos do 6º e 7º anos

Desenho:

1º Lugar - "Aprendizagem profissional"

Autoria: Mizael Augusto da Silva Padilha

Escola: EMEB Abdala José de Almeida - Município de Várzea Grande

Poesia:

1º Lugar - "Zé Ninguém"

Autoria: Evillyn Lorrainy da Silva Santos

Escola: EMEB Joaquim da Cruz Coelho - Município de Várzea Grande

Música:

1º Lugar - "O jovem aprendiz pode estudar e trabalhar"

Autoria: Kenielly Soares Moraes

Escola: EMEB Benedita Bernadina Curvo - Município de Várzea Grande

Assista à apresentação aqui.

Confira algumas fotos aqui:

  

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ www.prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ Twitter: @MPT_MT
Facebook: MPTemMatoGrosso

 

 

Imprimir