Destinação do MPT e da Justiça do Trabalho garante fabricação de fraldas para mães carentes do Alto Araguaia

17/08/2021 - Uma máquina para fabricar fraldas adultas e infantis já está mudando a realidade de mães e idosos carentes em Alto Araguaia, município do sudoeste do estado. O equipamento foi adquirido pela Prefeitura graças a uma destinação de 10 mil reais feita pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho (MPT).

O repasse dos recursos foi autorizado pela juíza Karine Rigato, que atuava à época na Vara do Trabalho da cidade. “As fraldas são destinadas tanto aos enxovais das gestantes carentes atendidas pela Secretaria de Assistência Social do município quanto para o asilo, a APAE e outras instituições em que tange as fraldas geriátricas. E é extremamente importante a participação nesse projeto porque muitas foram as pessoas beneficiadas”, disse.

A máquina viabilizou o Projeto Mundo das Fraldas, que atende pelo menos 150 gestantes. Segundo a secretária de Assistência Social do município, Priscila Dourado, as fraldas são produzidas com recursos próprios da Prefeitura, que conta ainda com servidoras capacitadas para manusear o equipamento recebido.

Ela conta que é possível fabricar cerca de duas mil fraldas por mês. As mulheres atendidas recebem mensalmente um pacote com 20 unidades durante seis meses. “Essa destinação foi muito importante para o município principalmente para a área social, para que a gente consiga atender e chegar nessas gestantes que estão em estado de vulnerabilidade social. Hoje o índice é muito grande”, explica.

O projeto nasceu em 2019 e foi ampliado com a destinação de recursos feita, possibilitando o atendimento de muitas mães com filhos recém-nascidos, e famílias carentes, principalmente agora com as dificuldades geradas pela pandemia. “Esse projeto veio em boa hora e está dando esse suporte às mulheres graças a essa importante parceria da Justiça do Trabalho e do MPT junto ao social do município”.

Além das fraldas, as gestantes recebem um kit para levar para a maternidade, que conta com dois macacões, meia, luva, toalha, bolsa e coberta. Daniela Souza é uma das beneficiadas e destaca a importância do projeto. “Dá uma felicidade imensa receber esses itens e o lindo kit. É muito importante para mim essa ação”.

Fabiana Silva é outra mãe beneficiada. Ela fala da alegria de receber apoio após o nascimento do seu bebe. “É muita felicidade para as mães que não tem condições. Muitas coisas que recebi já usei no primeiro dia de vida do meu bebê”, conta. 

Informações: TRT/MT

Imprimir