MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas

08.03.2024 Objetivando conferir visibilidade à temática da violência contra a mulher, a campanha “#JuntosPorElas”, que acontece no Pantanal Shopping, em Cuiabá, até o dia 27 de março, apresenta uma jornada de entrevistas que discutem a violência contra a mulher. A mobilização é idealizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e apoiada pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e outras instituições públicas e privadas.

MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas | Foto: MPE-MT
MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas | Foto: MPE-MT

A campanha

Uma estrutura em formato esférico, montada em ponto estratégico do shopping – um dos maiores da capital – abriga estúdio de rádio em que são realizadas, desde o lançamento da campanha, na quarta (6), entrevistas com representantes de instituições que integram a rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

As transmissões podem ser acompanhadas ao vivo de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h (de Cuiabá), por meio da Rádio CBN Cuiabá. O conteúdo, de caráter informativo e educativo, também será disponibilizado nos canais da emissora de rádio e do MPE-MT.

MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas | Foto: MPE-MT
MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas | Foto: MPE-MT

Abertura

A procuradora do Trabalho Cristiane Leonel Moreira da Silva participou do lançamento da ação. Em entrevista acerca de empregabilidade de mulheres vítimas de violência, informou: “O MPT possui o ‘Projeto Florir: semeando oportunidades para o fim da violência contra a mulher’, que busca prevenir e reprimir a violência contra a mulher e oferecer oportunidades de emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica e familiar”.

Segundo a procuradora, o MPT tem celebrado termos de ajuste de conduta (TACs) e proposto, em alguns casos, em substituição à obrigação de pagamento de indenização por danos morais coletivos, que empresas assumam a obrigação de contratar um percentual de mulheres em situação de violência de gênero atendidas pelo sistema de justiça.

MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas | Foto: MPE-MT
MPT-MT participa da campanha #JuntosPorElas | Foto: MPE-MT

Resultados práticos

Representantes do MPE-MT, MPT-MT e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) devem se reunir nos próximos dias para discutir a formalização de uma parceria com intuito de garantir capacitação e o encaminhamento das mulheres vítimas de violência ao mercado de trabalho.

Programação

A programação do “#JuntosPorElas” abordará, entre outros, os seguintes temas: machismo estrutural; formas de violência; canais de atendimento às vítimas; importância das medidas protetivas; e políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher existentes em Mato Grosso e em Cuiabá.

A iniciativa do MPE-MT inclui a participação de representantes do MPT-MT; Poder Judiciário; Polícia Judiciária Civil; Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Assembleia Legislativa (ALMT); Polícia Militar (PM); Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Mato Grosso (OAB-MT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Defensoria Pública do Estado (DPE-MT); Município de Cuiabá; Câmara Municipal de Cuiabá; e Governo do Estado de Mato Grosso.

Com informações do MPE-MT

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso

Imprimir