MPT e TRT em MT reforçam cooperação institucional e alinham critérios para destinação de recursos e realização da Corrida do Trabalho 2026

23.01.2026 | CUIABÁ O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) realizaram, na manhã desta sexta-feira (23), reuniões com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as instituições e aprimorar procedimentos relacionados à destinação de recursos oriundos de Ações Civis Públicas (ACPs), além de renovar a parceria para a realização da Corrida do Trabalho 2026.

O encontro marcou a primeira visita institucional da procuradora-chefe do MPT-MT, Thaylise Campos Coleta de Souza Zaffani, ao novo presidente do TRT-MT, Aguimar Peixoto, após a posse do desembargador no cargo, em dezembro de 2025. A agenda teve como propósito principal estreitar as relações e alinhar entendimentos em pautas de interesse comum, reafirmando o compromisso conjunto com a efetividade da atuação voltada à promoção do trabalho digno.

Foto: TRT-MT
Foto: TRT-MT

Foto: TRT-MT
Foto: TRT-MT

“Tive a honra de visitar o novo presidente do TRT-MT, o desembargador Aguimar Peixoto, uma visita institucional de cortesia para renovar o apreço e a proximidade que existe entre o MPT e a Justiça do Trabalho, além de outros órgãos parceiros. Todos nós estamos muito envolvidos para estimular e promover um ambiente de trabalho seguro, hígido e todas as repercussões que isso causa na sociedade. Então a visita foi para renovar justamente esse compromisso de atuação conjunta”, afirmou a procuradora-chefe do MPT.

Destinação de recursos oriundos da atuação do MPT

Um dos temas centrais da reunião foi o aperfeiçoamento dos procedimentos relativos à destinação de recursos provenientes de ações judiciais movidas pelo MPT. A matéria é tratada no âmbito de comissão formada por representantes do MPT-MT, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e do TRT-MT, responsável por analisar e deliberar acerca da aplicação desses valores.

Foto: TRT-MT
Foto: TRT-MT

Durante o encontro, as autoridades reforçaram a necessidade de que os recursos permaneçam, sempre que possível, na localidade onde o dano ocorreu, de modo a beneficiar diretamente a comunidade lesada. Também foi destacada a importância de priorizar entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de relevante interesse social, especialmente aquelas que dependem do apoio financeiro para a manutenção de seus serviços.

“As destinações oriundas de condenações em processos judiciais são muito importantes porque atendem o que está escrito na lei – a lei diz que esses valores têm que ser usados para recomposição dos bens lesados, no sentido de ajudar a restabelecer aquela ordem jurídica, restabelecer aquele dano, melhorar aquele dano que foi causado, então essas destinações são olhadas com muito cuidado, tanto pelo MPT quanto pela Justiça do Trabalho. Há normativas que regulamentam essas destinações para que tudo ocorra da melhor forma possível. E o cuidado com essas destinações será uma das tônicas da nova administração, então acredito que vem muita coisa boa por aí, na escolha dos projetos que serão atendidos, na apresentação desses projetos, então estamos muito empenhados”, explicou Zaffani.

Corrida do Trabalho 2026

A segunda reunião tratou da renovação da parceria entre o MPT e o TRT para a realização da Corrida do Trabalho 2026. Foram discutidos aspectos operacionais e organizacionais do evento, que se consolidou como importante ação de integração institucional e de valorização do trabalho.

Participaram do encontro os(as) integrantes da comissão organizadora da corrida: a desembargadora Eleonora Alves Lacerda, vice-presidente e corregedora regional do TRT-MT, além dos juízes do Trabalho Leda Borges de Lima, Ulisses de Miranda Taveira Ivan José Tessaro.

Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso

 

Imprimir