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MPT na Escola: Educadores de Cuiabá e região discutem estratégias de combate ao trabalho infantil

29/05/2015 - Cerca de 60 profissionais de educação, entre eles coordenadores, orientadores pedagógicos e professores, se reuniram nessa quinta-feira (28) no Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) para o início do MPT na Escola em 2015. O evento, que conta com a presença do idealizador e gerente nacional do projeto, o procurador do Trabalho Antônio de Oliveira Lima, do MPT no Ceará, onde também coordena o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), termina hoje (29), às 17h.

Em dois dias de programação, a oficina inclui palestras, exibição de vídeos, dinâmicas, debates e entrega de materiais pedagógicos aos representantes de cada município. Com a formação, os profissionais da educação poderão atuar como agentes multiplicadores, contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente e chamando atenção de toda a sociedade para os prejuízos físicos, mentais e sociais causados pelo trabalho infantil. 

Participam este ano da iniciativa as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Diamantino, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger, Santa Rita do Trivelato, Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Barão de Melgaço e Nova Mutum, além de algumas escolas da rede estadual de ensino. A metodologia consiste na inclusão de temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo do ensino fundamental das escolas. 

A procuradora do Trabalho Amanda Fernandes Ferreira Broecker, titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, explica que o Projeto MPT na Escola se desenvolve a partir da parceria com as Secretarias Municipais de Educação. "O MPT na Escola é um projeto estratégico que busca combater o trabalho infantil por meio da prevenção. A ideia é promover a conscientização e romper com as barreiras culturais que perpetuam a chaga do trabalho infantil. É necessária a desmistificação de práticas aceitas na sociedade, por isso, houve abordagem sobre os mitos do trabalho infantil, dentre eles de que é 'melhor trabalhar do que roubar'. A criança não tem que escolher entre algo ruim, como trabalhar, e outro péssimo, como a criminalidade. Não! Devem ser proporcionadas alternativas boas de educação e o desenvolvimento pleno das capacidades das crianças e dos adolescentes". 

O Projeto MPT na Escola foi criado no Estado do Ceará, em 2008, e logo despertou o interesse de outros estados. O procurador Antônio de Oliveira Lima, que esta semana esteve em Brasília conduzindo a oficina promovida para professores e coordenadores da região, falou da experiência enriquecedora que é poder ver de perto a realidade de cada lugar, a partir da ótica de quem se empenha tanto para educar.

Segundo Lima, essa vivência ajuda a aperfeiçoar a abordagem em busca de melhores resultados. Essa é a nona capacitação do ano. Atualmente, o MPT na Escola é desenvolvido em 359 municípios do país.

"Os educadores são os profissionais mais proficientes para identificação de casos de trabalho, pois convivem com mais de 90% das crianças e adolescentes que trabalham. A evasão e o baixo rendimento escolar são os principais prejuízos do trabalho precoce para a educação. Assim, uma vez sensibilizados, os profissionais da educação podem acionar a rede de proteção para enfrentamento dos casos de trabalho infantil identificados no território da escola", concluiu. 

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9152 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT

 

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