Campanha contra o trabalho infantil sensibiliza torcedores na Arena Pantanal e no Dutrinha
13/06/2022 - A campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT) e parceiros contra o trabalho infantil ganhou visibilidade durante partida entre o Cuiabá Esporte Clube e o RB Bragantino pela Série A do Brasileirão no último sábado, 11, na Arena Pantanal. Os jogadores entraram em campo com uma faixa destacando a mensagem #ChegadeTrabalhoInfantil e sensibilizaram o público. Do lado externo do estádio, uma equipe trabalhou distribuindo panfletos com informações sobre as piores formas de trabalho infantil, as consequências e os canais de denúncia.
A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, executada por meio do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), e integra a programação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil de Mato Grosso (Fepeti/MT), entidade formada por órgãos que integram a rede de proteção, como o MPT.
Com o tema “É muito triste, é muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade”, a campanha, que marca o dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, teve início no dia 30 de maio com fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT-MT) em municípios da região da Grande Cáceres, em parceria com a Setasc e com suporte da rede de proteção para sensibilização e encaminhamentos das famílias, crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos lixões, aterros e terminais de transbordo.
O município de Diamantino abriu a programação da campanha no dia 7 de junho, com roda de conversa, premiação dos vencedores da etapa municipal do projeto MPT na Escola, e segue com distribuição de panfletos e oficina de cata-ventos.
A próxima ação da campanha será realizada amanhã, 14, com apoio técnico da equipe do PETI da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e contará com palestra sobre trabalho infantil voltada aos técnicos de referência do programa no município de Sinop e demais técnicos da assistência social, além de conselheiros tutelares e outros atores da rede de proteção social.
Jogo estadual
Na partida decisiva da 2ª Divisão dos Jogos Estaduais, o time do Mixto também chamou a atenção dos torcedores ao entrar no gramado do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, na Capital, segurando a faixa com o slogan principal da campanha.
O diretor de futebol do Mixto, Murilo Gomes, afirmou que o compromisso da modalidade esportiva supera a atuação em campo, levando até as partidas temas que promovam o bem-estar da sociedade também. "Trabalhamos com adolescentes, jovens e adultos. Para nós é uma honra apoiar uma causa tão nobre, levando alegria e uma percepção positiva aos nossos torcedores", completou.
Onde denunciar
– Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs);
– Conselhos Tutelares do seu município;
– Disque 100;
– Ministério Público do Trabalho (MPT);
– Ministério Público Federal ou Estadual;
– Delegacias da Criança e do Adolescente;
– Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas);
– Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
– Varas da Infância e da Juventude.
Informações: Fepeti/MT e Nathany Gomes (Prefeitura de Cuiabá)