Entidades parceiras lançam projetos voltados ao combate ao trabalho infantil
09/06/2017 - Serão lançados nesta segunda-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, os projetos Primeiro Passo e Resgatando o Futuro. As ações, todas de estímulo à aprendizagem, serão desenvolvidas como estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, trabalham no Brasil. Desses, cerca de 70 mil possuem, no máximo, nove anos. Além de terem baixa remuneração, uma em cada quatro crianças acaba deixando a escola e muitas estão submetidas às formas mais degradantes de trabalho.
Os projetos Primeiro Passo e Resgatando o Futuro foram elaborados com o intuito de envolver as instituições, associações, órgãos e entidades de controle e proteção à criança e ao adolescente para lutar contra o trabalho infantil, bem como buscar um futuro com mais dignidade, levando assistência social e humanitária a quem precisa.
São parceiros nos lançamentos o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), o Tribunal de Justiça, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT).
O evento ocorrerá na sala de treinamento da Administração Regional do Senac em Cuiabá, localizado no Centro Político Administrativo, ao lado do prédio da Federação do Comércio, a partir de 9 horas.
Primeiro Passo
O Primeiro Passo é fruto de uma parceria do TRT mato-grossense com o MPT, SRTE, Senac, Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e Prefeituras de Cuiabá e Nova Mutum. O projeto irá promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio do estímulo a suas contratações pelas empresas, na condição de aprendizes.
Os municípios participantes serão encarregados de indicar os jovens que irão participar do projeto. Eles serão capacitados em cursos de qualificação nas áreas de comércio e controle de qualidade e, depois, encaminhados ao primeiro emprego. O Senac é parceiro em Cuiabá e, o Senai, em Nova Mutum. A contratação ocorrerá conforme a Lei de Aprendizagem Nacional (Lei 10.097/2000).
Resgatando o Futuro
O projeto Resgatando o Futuro é desenvolvido pela SRTE em parceria com o Senac Mato Grosso e tem como objetivo discutir, estimular e propor ações que fomentem a erradicação do trabalho infantil no Estado de Mato Grosso e promovam o cumprimento da Lei da Aprendizagem.
A proposta é ofertar cursos de aprendizagem profissional comercial, com foco na profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social. Será oferecida formação laboral, proteção integral e emprego juvenil a adolescentes de 14 a 17 anos em situação de trabalho infantil ou em risco de envolvimento com as piores formas de trabalho infantil, no segmento do comércio de bens, serviços e turismo.
Informações: TRT-MT/ Zequias Nobre