Postagens reforçam iniciativas da instituição para maior inclusão da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho
Dia Internacional de Combate à Homofobia e à Transfobia é destaque nas redes do MPT
20/05/2019 - No Dia Internacional de Combate à Homofobia e à Transfobia, 17 de maio, o Ministério Público do Trabalho destacou, em suas redes sociais, as iniciativas da instituição que oferecem oportunidades para a qualificação profissional, a valorização e a visibilidade da população #LGBTQIA+ no país.
Como exemplo, uma parceria do MPT com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Senac Pernambuco deu origem ao projeto 'Diversidade Na Cozinha', que capacita pessoas trans em condições de vulnerabilidade social, que aprendem sobre gastronomia e empreendedorismo.
Em atuação semelhante, o 'Cozinha e Voz' forma essas pessoas para atuarem em cozinhas profissionais. Nesse caso, o apoio é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) do Brasil e dos chefes Paola Carosella e Benny Goldenberg.
'Costurando Poemas' é outra ação de sucesso também em parceria com a OIT, em que a atriz Elisa Lucinda, juntamente com a Casa Poema, proporciona treinamentos para quem quer atuar no mercado da costura e moda.
Em parceria com a ONU Brasil, o MPT também apoia o projeto 'Trans-Formação', que, por meio de encontros periódicos, debate com pessoas trans temas como identidade de gênero e desigualdades, políticas públicas, empregabilidade, participação social e autocuidado entre ativistas, com o objetivo de formar lideranças trans.
Dentre outras iniciativas, destque para o projeto 'Realizando Sonhos. Transformando Vidas', desenvolvido pelo MPT em Mato Grosso em parceria com a ONG Obra Kolping'. Em junho, acontecerá a formatura da primeira turma, que recebeu treinamentos sobre estética, cabeleireira, maquiagem e design de sobrancelha, e que agora podem empreender no mercado de trabalho.
Para conhecer mais iniciativas, acompanhe as postagens nas redes do MPT: @mptrabalho e @mptmatogrosso (instagram); @mpt.br e @MPT_MT (facebook); e @mpt_pgt e @MPT_MT (twitter).