Destinação para Instituto Chico Mendes garante EPIs a brigadistas do Parque Nacional da Chapada

03/09/2021 - Uma destinação 55 mil reais ao Instituto Chico Mendes (ICMBio) vai garantir aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel para 40 brigadistas que atuam na preservação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O repasse foi autorizado pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas.

Os valores são oriundos de condenações por dano moral coletivo em processos ajuizados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Justiça do Trabalho em Mato Grosso e da execução de Termos de Ajuste de Conduta (TAC). O projeto foi aprovado em reunião realizada no dia 8 de agosto.

Com a destinação, o ICMBio irá adquirir itens de proteção individual como máscaras, macacão de pulverização, óculos de proteção, avental descartável manga longa e touca sanfonada para cabelo. A relação ainda inclui uma máquina de lavar, termômetro a laser para medição de temperatura a distância, tapete sanificante e totem para álcool em gel.

Em ofício enviado ao Comitê, a chefe do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Cintia Brazão, explica que os itens solicitados no projeto consideram as necessidades da equipe que trabalha na unidade de conservação para atender, quando permitido, os visitantes e os casos de incêndio florestal. “Agradecemos a atenção que nos foi dada e parabenizamos, novamente, todas as iniciativas que estão ocorrendo em relação à prevenção e combate à Covid-19”, afirmou. Ela pontua ainda que mesmo estando em trabalho remoto, as atividades de fiscalização e prevenção e combate a incêndios florestais continuam acontecendo de forma presencial na unidade de conservação.

Parque Nacional

Ao apresentar o projeto para conseguir recursos do Comitê Interinstitucional, Cintia Brazão explicou que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Criado em 1989, o Parque Nacional tem uma área de aproximadamente 33 mil hectares, localizada entre os municípios de Cuiabá (62%) e Chapada dos Guimarães (38%). Dentre as atividades exercidas pelos servidores do Parque Nacional estão a fiscalização e a prevenção e combate a incêndios florestais.

Informações: Sinara Alvares/ TRT23

 

 

Imprimir