Rondonopolitana é selecionada para audição nacional do Bolshoi

21/10/2015 - A bailarina Brenda Gabrielly Silva, de 11 anos, foi uma das selecionadas para participar de uma audição nacional da Escola de Teatro Bolshoi Brasil, com sede em Joinville (SC). O Balé Bolshoi é uma das mais antigas e prestigiadas companhias de dança do mundo, sendo a Escola no Brasil a única fora do seu país de origem, a Rússia.

A seletiva nacional garante 20 vagas para estudar na mais importante companhia em atividade no Brasil. Brenda é natural de Rondonópolis, mora no Jardim Primavera e cursa o 5° ano do ensino fundamental na Escola Estadual Santo Antônio. Ela pratica balé há 5 anos na Fundação Maria Menina.

A professora de Balé e Produtora Cultural Alessandra Carvalho, em visita à redação do jornal A Tribuna, juntamente com a promissora bailarina Brenda, contou que a vaga para a audição nacional foi garantida em uma seleção que aconteceu em Rondonópolis no mês de agosto. “Participaram da seletiva pessoas de todo o Estado e também de cidades como Campo Grande, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A Brenda conseguiu uma vaga para a nacional dentro da sua categoria, de 10 a 12 anos”, explicou a voluntária da Fundação Maria Menina, orgulhosa do feito da pequena aluna.

Brenda Gabrielly e Alessandra Carvalho. Foto: Roberto Nunes/A Tribuna
Brenda Gabrielly e Alessandra Carvalho. Foto: Roberto Nunes/A Tribuna

A audição nacional acontece nos dias 23, 24 e 25 deste mês em Joinville e os recursos para a viagem e a estadia da bailarina e dos acompanhantes foram garantidos por meio de uma destinação feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondonópolis. Os valores são provenientes de indenizações e multas obtidas pelo MPT em sua atuação.

Brenda e Alessandra com a procuradora do Trabalho Cláudia Noriler e parte da equipe da Procuradoria do Trabalho em Rondonópolis. O MPT destinou recursos para custear a viagem. Foto: Roberto Nunes/A Tribuna
Brenda e Alessandra com a procuradora do Trabalho Cláudia Noriler e parte da equipe da Procuradoria do Trabalho em Rondonópolis. O MPT destinou recursos para custear a viagem. Foto: Roberto Nunes/A Tribuna

A Fundação Maria Menina existe há mais de 30 anos em Rondonópolis e atende, atualmente, a 74 crianças. Ela capacita meninas e meninos para o mercado de trabalho, com uma visão voltada para a arte e a cultura. No local são ofertadas aulas de dança de rua, dança do ventre, balé, dança contemporânea e jazz.

A Fundação é mantida com recursos provenientes de doações. Para garantir uma vaga, um criterioso processo seletivo é realizado anualmente visando assegurar que elas sejam ocupadas por crianças carentes. No ano passado, a bailarina Sara Danyelle Centenaro, também da Fundação Maria Menina de Rondonópolis, concorreu com mais de mil crianças e conseguiu uma das 22 bolsas de estudo ofertadas pela Escola Bolshoi no Brasil. 

Leia também:

Bailarina da Fundação Maria Menina, que recebeu auxílio do MPT, ganha bolsa na Escola de Teatro Bolshoi

 

Texto e fotos: jornal A Tribuna | www.atribunamt.com.br

 

 

 

Imprimir