Abril Verde: MPT em Rondonópolis reforça campanha de prevenção a acidentes de trabalho
18/04/2018 - A cada 48 segundos um acidente de trabalho acontece no Brasil. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho e reforçam a importância de ações como as propostas pela campanha “Abril Verde”, que visa alertar a sociedade para a importância da prevenção e contribuir para que as estatísticas, que colocam o país no quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, sejam modificadas.
Em Rondonópolis, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria Municipal de Saúde, por meio Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizam, na próxima semana, extensa programação para pautar o tema e marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril).
No dia 23, segunda-feira, professores e pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Antônio Pignati e Jackson Rogério Barbosa, ministram a palestra “Impactos dos Agrotóxicos no Meio Ambiente e na Saúde” e falam sobre como identificar casos de intoxicação. O evento está marcado para as 13h30 e ocorrerá no Auditório Ipê da Secretaria de Educação da cidade.
No dia 27, das 8h às 12h, a população está convidada a comparecer na Praça Brasil e usufruir de diversos serviços que serão oferecidos gratuitamente, como aferição de pressão arterial, orientação sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), cuidados com saúde bucal, além de corte de cabelo e maquiagem. No local será instalada uma feira para divulgação de oportunidades de emprego e serão distribuídos materiais informativos e exemplares da revista MPT em Quadrinhos.
Há outras datas celebradas no mês de abril que o tornam um marco anual no que se refere à prevenção a acidentes de trabalho e à busca pela melhoria das condições de saúde dos trabalhadores: o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril).
De acordo com a procuradora do MPT em Rondonópolis, Vanessa Martini, a proteção do meio ambiente de trabalho é uma das prioridades da instituição, que, neste ano, adotou o lema “mais prevenção no trabalho, mais vida”. “O mês de abril é marcado por vários eventos do 'Abril Verde' para chamar a atenção da sociedade sobre os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Em Mato Grosso optamos por focar na situação dos intoxicados por agrotóxicos, pela especificidade da nossa região, que está em primeiro lugar dentre os estados brasileiros quando se trata do uso de veneno. Em contrapartida, as notificações de intoxicações são baixíssimas, o que demonstra a falha no sistema de identificação de tais intoxicações”.
Confira a programação completa aqui.
Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)
Contato: (65) 3613-9165 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso