Laboratório da Unemat começa a realizar análise para diagnóstico de Covid-19
MPT e Justiça do Trabalho, por intermédio do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, destinaram R$ 565 mil à Unemat para execução do projeto
08/01/2021 - O laboratório de análise para diagnóstico de Covid-19 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) começou a operar no fim de dezembro. O projeto de adaptação do laboratório de genética molecular vegetal, localizado no campus de Cáceres, foi custeado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo TRT em Mato Grosso, com o apoio da OAB/MT.
No total, R$ 565 mil foram destinados para o projeto. O valor possibilitou a compra de insumos, reagentes e equipamentos, que atenderão 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde das Regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso. A estrutura instalada conta com autoclave, ultrafreezers, microcentrífugas, termocicladores, estufas, capela, câmara de fluxo laminar, dentre outros.
O laboratório credenciado da Unemat vai contribuir para desafogar a grande demanda enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT). “É um esforço conjunto da Unemat, junto à sociedade, com apoio e investimento de instituições públicas expandindo a política de saúde pública”, afirmou a coordenadora do laboratório, professora Leonarda Grillo Neves, doutora em genética e melhoramento.
O fluxo de atividades no laboratório da Unemat inclui a recepção de amostras enviadas pelas Secretarias Municipais de Saúde ou pelos Laboratórios Centrais de Saúde (Lacen) do estado, o processamento e extração do RNA viral, a testagem desse RNA pela técnica de RT-PCR, a confirmação da presença ou da ausência do SARS-CoV-2 e o encaminhamento dos resultados à Secretaria de Saúde dos municípios, além de etapas de lavagem e esterilização de materiais e equipamentos.
Saiba mais: Laboratório da Unemat começa a realizar análise para diagnóstico da Covid-19
Com informações da Unemat