MPT lança nova edição da revista Labor
Publicação traz reportagens e artigos sobre as ações de combate à Covid-19 promovidas pela instituição
08/11/2021 – O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a 11ª edição da revista Labor com reportagens, artigo e entrevista sobre as ações de combate à Covid-19 promovidas pela instituição. Elaborada pela Secretaria de Comunicação Social do MPT, a publicação apresenta por meio de reportagens especiais ações adotadas pela instituição para garantir a saúde e a segurança da população, em especial de trabalhadoras e trabalhadores.
Clique aqui para ler a revista.
A publicação mostra as fiscalizações realizadas pelo MPT em unidades de saúde, as medidas tomadas para proteger tanto os trabalhadores do sistema público de transporte quanto os passageiros e revela, ainda, as ações de proteção de trabalhadores em frigoríficos. Também foram retratados os desafios do teletrabalho e do combate ao trabalho escravo durante a pandemia.
A revista Labor humaniza essas ações ao mostrar o real impacto da atuação do MPT na vida das pessoas. São exemplos expressivos que revelam a transformação provocada pela destinação de quase R$ 400 milhões para o enfrentamento da pandemia. Os recursos de ações movidas pelo MPT foram destinados à compra de equipamentos de proteção individual, à aquisição de camas hospitalares e de alimentos para quem ficou em situação de vulnerabilidade social. Os valores foram usados até para a construção de barcos hospitais que levam atendimento médico e odontológico à população ribeirinha e aos indígenas que vivem às margens do rio amazonas no norte do país e, até então, não tinham acesso à saúde.
“Essa é uma edição especial da Labor porque ela é uma homenagem às vítimas da Covid e também aos familiares que perderam pessoas queridas em decorrência da pandemia. Ela simboliza a atuação que o Ministério Público do Trabalho teve no enfrentamento da Covid-19”, explicou o secretário de Comunicação Social, Philippe Gomes Jardim.
Mato Grosso
A publicação traz duas reportagens que retratam a atuação do MPT em Mato Grosso, uma delas (Epicentro da 1ª onda, p. 54) junto aos frigoríficos no estado, na tentativa de exigir das empresas a adoção de medidas de saúde e segurança no trabalho e diminuir o risco de exposição de trabalhadores ao novo coronavírus no ambiente laboral. A reportagem conta com contribuições de outras Regionais, como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O outro, Cultura a Delivery (p. 106), retrata os benefícios de uma destinação feita pelo MPT e pela Justiça do Trabalho, que possibilitou ao município de Juína, no norte de Mato Grosso, a compra de acervo com centenas de livros físicos e digitais, jogos educativos, notebooks, uma moto e outros equipamentos eletrônicos. O valor liberado viabilizou não só a execução do Biblioteca Delivery, ou seja, a entrega das obras nas residências de moradores da cidade em meio à pandemia da Covid-19, mas também a aquisição de software para a integração de todas as bibliotecas públicas da cidade, incluindo as localizadas em áreas indígenas e rurais.
Informações: PGT