Projeto de combate ao trabalho análogo ao de escravo qualifica 24 trabalhadores em MT
23.07.2024 | CUIABÁ 24 trabalhadores(as), entre egressos(as) do trabalho análogo ao de escravo e em situação de vulnerabilidade, compõem a mais recente turma de curso de capacitação profissional do Projeto Ação Integrada (PAI), iniciativa instituída em 2009 e coordenada pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), Superintendência Regional de Trabalho de Mato Grosso (SRT-MT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Sistema S.
A qualificação em questão, voltada para a área da agricultura, teve início em maio deste ano, com duração estimada de três meses. As aulas do Curso profissionalizante de operador de máquinas e implementos agrícolas e técnicas em agroecologia têm sido realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus São Vicente, no município de Campo Verde (a 136 km da capital).
A turma, formada por 22 homens (quatro egressos do trabalho análogo ao de escravo e dezoito vulneráveis) e duas mulheres (vulneráveis), oriundos(as) de Mato Grosso e da Bolívia, participou, ainda, de aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ministradas pela Seduc, como forma de alfabetização e elevação de escolaridade, e de ações e cursos ofertados por entidades parceiras voltados à inclusão digital e a cuidados com a saúde – formações capazes de gerar oportunidades, conscientização e inserção no mercado de trabalho.
O projeto
O PAI visa a possibilitar formação cidadã a pessoas em situação de vulnerabilidade social e a vítimas de trabalho análogo ao de escravo. Por meio de ações de prevenção e assistência, viabiliza o acesso ao mundo do trabalho decente e estimula o desenvolvimento profissional e pessoal.
“A proposta do PAI, fruto de articulação entre o MPT-MT, a SRTE-MT e a UFMT, com o apoio de diversas instituições, é a de erradicar o trabalho análogo à escravidão”, pontua Pablo Friedrich de Oliveira, agente de ação social.
Números
Trabalhadores(as) abordados(as). De 2009 a 2022, foram abordados(as) 2.817 trabalhadores(as), sendo 902 egressos(as) e 1.195 vulneráveis.
Sexo, idade e região. Desse total, 69% são do sexo masculino e 31% do sexo feminino. 55% têm entre 29 e 50 anos, sendo a maioria da região Centro-Oeste e do Nordeste.
Mato Grosso. O PAI já realizou ações em 91 dos 141 municípios mato-grossenses, com oferta de 64 cursos.
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
MPT-MT ∣ Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região
65 3613.9100∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso