Ação no Shopping Pantanal esclarece população sobre assédio eleitoral no trabalho
30.09.2024 | CUIABÁ Entre quarta e sexta-feira, dias 2, 3 e 4 de outubro, o Shopping Pantanal terá um posto de atendimento para conscientizar sobre as consequências do assédio eleitoral, tirar dúvidas e receber denúncias. A ação é realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).
A iniciativa vai ocorrer das 16h às 22h no Espaço Sustentabilidade, localizado no piso 1 (em frente à Camicado), com a presença de um(a) magistrado(a) do TRT-MT e de representantes do MPT e da OAB-MT. No espaço haverá um computador para registro de denúncias, uma televisão para exibição de campanhas de combate ao assédio eleitoral e distribuição de materiais de conscientização sobre o tema.
Segundo a coordenadora do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRT-MT, juíza Elizângela Dower, a ação busca esclarecer quais são as condutas ilegais, como colher provas e fazer denúncias contra o assédio eleitoral. “Queremos sensibilizar a população sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores no período eleitoral, sobretudo porque tais esclarecimentos advindos de campanhas como essas são essenciais para o avanço social e asseguram a liberdade de escolha”, afirma.
Seu voto, sua voz
A atuação da Justiça do Trabalho faz parte da campanha “Seu voto, sua voz – Assédio eleitoral no trabalho é crime”, realizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Segundo a juíza Elizangela Dower, a ação tem como escopo o combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho durante as eleições municipais de 2024.
O assédio eleitoral envolve atos de constrangimento, coação ou pressão por parte dos empregadores, prepostos ou até colegas de trabalho para influenciar o voto em determinado candidato às eleições. Casos comuns incluem ameaças de perda de emprego, promessas de benefícios, pressão para compartilhamento de posts de cunho político, entre outras situações.
Os Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1º e 2º graus estão à frente das ações da campanha nacional no TRT-MT.
Com informações do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
MPT-MT ∣ Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso