Acordo prevê proteção do direito ao trabalho digno
Compartilhamento de dados entre MPT e MTE potencializa resultados de ações em benefício da trabalhadora e do trabalhador
05.11.2024 | BRASÍLIA O aperfeiçoamento do sistema de proteção do direito fundamental ao trabalho digno é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado na última quarta-feira (30) entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a União, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na avaliação do procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira, o estabelecimento do ACT representa a união de esforços e a construção de uma parceria sólida entre o MPT e o MTE para aperfeiçoar a proteção aos trabalhadores e estimular a construção de ambientes laborais decentes.
“A evolução das relações de trabalho, somada à necessidade de garantir um ambiente de trabalho que respeite os direitos humanos e promova condições justas, exige de nós um compromisso permanente com a inovação, o diálogo e a cooperação”, afirmou. Segundo Ramos Pereira, o MPT e o MTE assumem a responsabilidade de enfrentar, de maneira estratégica, os desafios contemporâneos que envolvem as questões trabalhistas.
O ACT, que prevê o compartilhamento de informações entre as instituições, busca potencializar os resultados de possíveis intervenções conjuntas voltadas à promoção de mudanças no mundo do trabalho. “Nossa cooperação, que fortalece a fiscalização e a defesa dos direitos trabalhistas, abre caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, declarou.
De acordo com o PGT, a responsabilidade do MPT e do MTE com o trabalhador inclui a busca de equilíbrio das relações de trabalho e faz com que a cooperação ganhe contornos mais valiosos ao fortalecer a fiscalização e a defesa dos direitos trabalhistas. “Que nossas ações se concretizem de forma eficiente, e que, ao final, possamos celebrar os resultados alcançados em benefício de todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país” ressaltou.
As ações de desmonte das políticas públicas e os ataques aos direitos trabalhistas ocorridos no passado recente foram criticadas pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ele enfatizou a importância do ACT como um instrumento de retomada das ações conjuntas entre as duas instituições. “Nosso objetivo é construir a harmonia do mercado de trabalho e preservar os direitos dos trabalhadores. Se parece utopia, então temos que acreditar na utopia”, afirmou.
Veja aqui mais fotos do evento.
Com informações da PGT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
MPT-MT ∣ Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @MPTMatoGrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso