Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde é beneficiado com destinação do MPT

13/04/2016 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sinop destinou cerca de R$ 16 mil em materiais e equipamentos para a 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Lucas do Rio Verde. O valor corresponde a uma multa aplicada pelo descumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 2008.

As irregularidades na jornada de trabalho, descanso e registro de horas in itinere dos empregados ficaram comprovadas após fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MT) em propriedade rural, localizada em Tapurah, a cerca de 450 km de Cuiabá.

O Comandante Regional do Corpo de Bombeiro Militar, major Rony Barros, conta que cerca de 2.900 ocorrências são registradas em Lucas do Rio Verde todos os anos. Com os novos itens, afirma o comandante, será possível aprimorar a resposta às ocorrências que envolvem o atendimento pré-hospitalar. “80% dos casos de atendimento pré-hospitalar compreendem acidentes automobilísticos, motociclísticos, vitimas presas as ferragens, atropelamentos, quedas, entre outros”, informa.

Além disso, com a aquisição dos equipamentos de mergulho os militares terão mais condições de responder a chamados de buscas e resgates, principalmente a vítimas de afogamento. “O quartel de Lucas do Rio Verde atende, ainda, aos municípios de Tapurah e Itanhangá, todos os três banhados por vários rios, o que contribui para o elevado número de afogamentos registrados”, pontua.

Segundo a procuradora do Trabalho Thalma Rosa de Almeida Furlanetti, a destinação foi realizada em razão do Corpo de Bombeiros prestar socorro a todos os trabalhadores daquela região, em especial na ocorrência de acidentes do trabalho. “Esperamos que com a reversão dessa multa o atendimento aos trabalhadores do local e da comunidade em geral possa ser aprimorado e vidas possam ser salvas".

Informações: Ministério Público do Trabalho (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9152 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: Ministério-Público-do-Trabalho-em-Mato-Grosso

Imprimir