MPT promove capacitação para membros do Conselho Tutelar de Vera-MT

13/06/2018 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sinop promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho, a capacitação de profissionais ligados ao Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do município de Vera, localizado a 460 km de Cuiabá. O objetivo do evento foi o de expor os prejuízos decorrentes do trabalho infantil e fortalecer a rede de combate à exploração da mão de obra da criança e do adolescente. A iniciativa se insere no contexto do Planejamento Estratégico do MPT em Mato Grosso e também faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

A capacitação foi conduzida pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Thalma Rosa de Almeida Furlanetti. A programação contou com quatro palestras: “Legislação Básica sobre trabalho infantil”, “Função do Ministério Público do Trabalho no combate ao Trabalho Infantil”, “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil” e “Piores Formas de Trabalho Infantil”.

A procuradora ainda exibiu vídeos e promoveu dinâmicas e debates para conhecer o dia a dia dos conselheiros e a realidade da região. Conselheiros tutelares, representantes do CRAS, de escolas estatuais e da Polícia Militar de Vera estiveram presentes no evento e acompanharam a capacitação.

Segundo a procuradora, as dificuldades encontradas para conscientizar e romper obstáculos sociais envolvendo a aceitação do trabalho infantil devem ser enfrentadas por todos, com a utilização das ferramentas que cada profissional dispõe em sua área de atuação, especialmente conselhos tutelares e entidades ligadas à rede de proteção da criança e do adolescente.

“O MPT, por meio da PTM de Sinop, vem procurando estabelecer ações coordenadas com parceiros para erradicação do trabalho infantil. Nesse sentido, é de suma importância que os laços sejam estreitados e os parceiros sejam capacitados e orientados”, pontuou a procuradora.

Foto de capa: PTM de Sinop

Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)

Contato: (65) 3613-9165 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: MPTemMatoGrosso

Imprimir