MPT investigará responsabilidade da VoePass em acidente aéreo em Vinhedo (SP)
12.08.2024 | CAMPINAS / SÃO PAULO O Ministério Público do Trabalho (MPT) investigará a responsabilidade da empresa VoePass Linhas Aéreas (antiga Passaredo Transportes Aéreos S.A.) no acidente aéreo que vitimou 4 trabalhadores da empresa na última sexta-feira (9), em Vinhedo (a 464 km da capital, São Paulo).
O MPT em Campinas (Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região) determinou a imediata abertura de procedimento, dada a “evidente lesão a direitos sociais indisponíveis ligados à segurança no meio ambiente de trabalho”, o que enseja a atuação da instituição no caso em questão para “verificar a extensão dos fatos denunciados, apurar as devidas responsabilidades e adotar medidas que contribuam para obstar novos acidentes como o ora investigado”.
Foi solicitado à VoePass o envio das Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) e os contratos de trabalho dos 4 tripulantes falecidos; à Polícia Federal de Campinas, os dados iniciais da investigação; e à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as apurações realizadas até agora sobre o acidente.
O acidente
O voo 2283 da VoePass saiu de Cascavel (a 506 km da capital, Curitiba) na última sexta-feira (9) com destino a Guarulhos (a 529 km da capital, São Paulo).
Ao passar por Vinhedo (SP), o avião turboélice ATR-72 caiu no condomínio residencial Recanto Florido, no bairro Capela, vitimando 58 passageiros e 4 tripulantes, num total de 62 vítimas.
De acordo com reportagens veiculadas pela imprensa, este é o maior acidente aéreo registrado desde o ano de 2007.
Com informações do MPT em Campinas
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
MPT-MT ∣ Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso