Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas é tema de reunião no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Grupo de trabalho interministerial conta com o MPT como instituição convidada e discutiu na última quinta-feira (8) diretrizes que devem ser incluídas na política
12.08.2024 | BRASÍLIA O desenvolvimento da "Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas" foi tema de reunião realizada na última quinta-feira (8), no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Essa foi a sexta reunião ordinária do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), que conta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) como instituição convidada. A política terá como objetivo estabelecer diretrizes e fortalecer mecanismos de defesa e promoção dos direitos humanos de pessoas, grupos e comunidades ameaçadas ou atingidas em seus direitos por operações empresariais.
Durante a reunião, a subprocuradora-geral do Trabalho Izabel Christina Baptista Queiroz Ramos afirmou que não se deve excluir de responsabilidades as médias e pequenas empresas, como estava na primeira proposta. “Além disso, é necessário que sejam respeitados os direitos humanos tanto nas atividades externas como na organização interna das empresas e que seja promovida a responsabilização das cadeias produtivas”, ressaltou.
Ainda está em andamento a discussão a respeito da reparação integral dos danos causados aos direitos humanos. A previsão é que a Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas seja instituída ainda neste ano.
Grupo de trabalho
Coordenado pelo MDHC, o GTI foi criado em novembro de 2023 pelo Decreto 11.772/2023, para elaborar proposta da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas. Ao todo, 17 representantes participam do grupo, que visa elaborar estudos sobre os ordenamentos jurídicos nacional e internacional de proteção de direitos humanos nas empresas.
O grupo também propõe medidas de regulamentação da atuação das empresas na promoção e na defesa dos direitos humanos, na reparação das violações aos direitos humanos e no seu monitoramento, assim como na implementação de políticas empresariais que respeitem diretrizes nacionais e internacionais.
Com informações da PGT
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
MPT-MT ∣ Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @mptmatogrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso