MPT-MT participa de projeto dos Correios sobre diversidade e combate ao racismo
28.11.2024 | RONDONÓPOLIS O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) participou, no dia 18 de novembro, em Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá), de evento integrante do projeto “Diversidade nos Correios”. Na ocasião, o procurador do Trabalho Pedro Henrique Godinho Faccioli, vice-coordenador regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT-MT, ministrou palestra com o tema “Combate ao Racismo”, em alusão ao dia 20 de novembro, que marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Faccioli afirmou que o combate à discriminação racial e a outras violências ou assédios no trabalho constitui um dos eixos primordiais de atuação do MPT, com enfoque em medidas preventivas, o que inclui atividades de conscientização, como a palestra proferida. “O MPT estará sempre aberto a contribuir com empregadores, inclusive com os Correios, empresa pública bastante relevante em nosso país, com a qual o MPT firmou neste ano acordo judicial, de âmbito nacional, para adequação e aprimoramento da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação (Processo n. 0000585-43.2020.5.05.0016, 16a Vara do Trabalho de Salvador/BA). Igualmente, os trabalhadores podem fazer denúncias sobre o tema ao MPT”, ressaltou o vice-coordenador regional da Coordigualdade do MPT-MT.
O coordenador de Atividade Externa, Juliano Faria da Guia, afirmou que os Correios estão trabalhando na política de prevenção e enfrentamento do racismo, da discriminação de qualquer natureza e dos assédios moral e sexual. Ao falar sobre a palestra, ele ressaltou que "foi enriquecedora no conhecimento das práticas discriminatórias que, aos nossos olhos, podem parecer inofensivas, porém, pela perspectiva do agredido, trazem danos incalculáveis”.
Ainda participaram do encontro o gerente de Atividades Externas dos Correios de Mato Grosso, Flávio Carvalho de Almeida, o gerente do Centro de Distribuição Domiciliar de Rondonópolis, Ademir Pereira da Silva, e os funcionários do Centro de Distribuição e das Agências de Atendimento.
Projeto
O início da programação preparada para o mês de novembro pelos Correios para tratar de temas relativos ao enfrentamento do assédio e da discriminação na empresa ocorreu no dia 12 de novembro, com o lançamento da cartilha “Política Corporativa para Equidade de Gênero e Raça, Respeito e Valorização da Diversidade e Enfrentamento aos Assédios”.
Em Mato Grosso, a largada foi dada com o evento de Rondonópolis, no dia 18 de novembro. Na sequência, será a vez de Várzea Grande e das demais unidades do estado, até a última ação, prevista para 29 deste mês.
Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso
MPT-MT ∣ Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região
65 3613.9100 ∣ prt23.mpt.mp.br
Instagram @MPTMatoGrosso ∣ X (antigo Twitter) @MPT_MT
Facebook MPTemMatoGrosso