Game “Futuro em Jogo” transmite conceitos chave do combate ao trabalho infantil em uma plataforma simples e divertida
18/11/2015 - Utilizando o conceito popular de “corrida infinita”, o game Futuro em Jogo traz para o entretenimento digital o contexto do combate ao trabalho infantil de uma maneira acessível e divertida para seu público alvo, as crianças e os adolescentes, sem deixar de ser um desafio divertido para qualquer um interessado no assunto. O game foi lançado durante a última edição de 2015 do projeto Multiação, no bairro Osmar Cabral e contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Sesi-MT para sua produção.
A primeira coisa que se nota ao jogar é que, apesar de seguir nos moldes de outros jogos de plataforma infinitos, como Temple Run e Subway Surfers, o Futuro em Jogo traz uma história dividida em diferentes fases. Nelas, o jogador precisa escapar da influência de um aliciador e crescer fazendo as escolhas certas, para que consiga chegar na vida adulta de maneira segura e saudável.
É notável como o sistema de escolhas, importante para a mensagem de combate ao trabalho infantil, foi tão bem integrado no conceito do game. Durante a corrida, além de desviar dos obstáculos físicos, o jogador precisa estar constantemente escolhendo entre ícones de livros, brinquedos e instrumentos musicais, ou cigarro, álcool e ferramentas de trabalho. Enquanto os primeiros da lista ajudam a aumentar sua velocidade, muito importante quando se está fugindo do aliciador, os outros fazem com que a tela se escureça e garantem que, eventualmente, o personagem fique sem forças para continuar correndo.
E vale também uma dica. Um dos elementos do jogo que dá mais poderes ao personagem é o cata-vento, símbolo da luta contra o trabalho infantil.
A procuradora do Trabalho Amanda Broecker, que representa o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso no FEPETI e é Coordenadora Regional da COORDINFANCIA comentou sobre as vantagens do jogo “A conscientização da sociedade é fundamental para combater a mazela do trabalho infantil. O game "Futuro em Jogo", de forma lúdica e interativa, alerta sobre os prejuízos do trabalho precoce e sobre a necessidade de se fazer boas escolhas na infância, por meio da educação e do lazer, para garantir êxito profissional na vida adulta. O trabalho infantil jamais é uma boa escolha”.
Outro jogo que segue o mesmo contexto é o Infancia Livre, produzido em 2014 pelo MPT da Paraíba, em parceria com a faculdade Facisa. Nele, o jogador deve percorrer lugares onde há vulnerabilidade para o trabalho infantil e libertar as crianças que encontrar. Ele pode ser jogado nesse endereço: http://www.mptgames.com.br/infancialivre/
Informações: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT)
Contato: (65) 3613-9152 | www.prt23.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MT | facebook: Ministério-Público-do-Trabalho-em-Mato-Grosso